Dos
primeiros espaços organizados para surdos no século XVIII aos dias de hoje,
temos registrados inúmeros Institutos criados para instruí-los, dar-lhes uma
profissão e desenvolver linguagem escrita, de sinais e oral.
No século XIX contávamos com quase
quatrocentas instituições nos cinco continentes. Inúmeros pensadores
sentiram-se desafiados a pensar sobre educação de surdos, deixando registros
primorosos de suas reflexões. Santo Agostinho, Dennis Diderot, J.J.Rousseau,
Condilac, e outros tantos inundaram o campo com suas ideias alimentando
práticas pedagógicas distintas. Muitos desses Institutos foram fechados outros tantos
permaneceram funcionando. No século XIX, principalmente, realizavam Congressos
em curtos espaços de tempo de modo que pudessem discutir práticas pedagógicas e
outras matérias de interesse da educação de surdos. Finda a fase de debates
buscavam orientação comum para os Institutos.
O Instituto Nacional de Educação de
Surdos – INES, fundado em 1856 com a denominação "Collegio Nacional para
Surdos-Mudos de Ambos os Sexos", integrado historicamente a esta rede de
instituições, e que permaneceu aberto em toda a sua trajetória de 157 anos,
apresenta, este ano de 2014, em seu Congresso Internacional, algumas
Instituições de Educação de Surdos que permaneceram em funcionamento.
Teremos oportunidade de conhecer aspectos
de suas trajetórias históricas e como estão hoje frente aos desafios da
educação bilíngue. Destacamos dentre as que estarão presentes, a mais antiga de
todas, que é a da França, fundada em 1791.
Solange Maria da Rocha
Diretora Geral do INES
Site para mais informações: http://portalines.ines.gov.br/ines_portal_novo/?p=2501 acessado em 14/08/2014 às 18;45min.