sexta-feira, 15 de agosto de 2014

XIII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES


Dos primeiros espaços organizados para surdos no século XVIII aos dias de hoje, temos registrados inúmeros Institutos criados para instruí-los, dar-lhes uma profissão e desenvolver linguagem escrita, de sinais e oral.

      No século XIX contávamos com quase quatrocentas instituições nos cinco continentes. Inúmeros pensadores sentiram-se desafiados a pensar sobre educação de surdos, deixando registros primorosos de suas reflexões. Santo Agostinho, Dennis Diderot, J.J.Rousseau, Condilac, e outros tantos inundaram o campo com suas ideias alimentando práticas pedagógicas distintas. Muitos desses Institutos foram fechados outros tantos permaneceram funcionando. No século XIX, principalmente, realizavam Congressos em curtos espaços de tempo de modo que pudessem discutir práticas pedagógicas e outras matérias de interesse da educação de surdos. Finda a fase de debates buscavam orientação comum para os Institutos.

      O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, fundado em 1856 com a denominação "Collegio Nacional para Surdos-Mudos de Ambos os Sexos", integrado historicamente a esta rede de instituições, e que permaneceu aberto em toda a sua trajetória de 157 anos, apresenta, este ano de 2014, em seu Congresso Internacional, algumas Instituições de Educação de Surdos que permaneceram em funcionamento.

      Teremos oportunidade de conhecer aspectos de suas trajetórias históricas e como estão hoje frente aos desafios da educação bilíngue. Destacamos dentre as que estarão presentes, a mais antiga de todas, que é a da França, fundada em 1791.

      Solange Maria da Rocha

      Diretora Geral do INES
Site para mais informações: http://portalines.ines.gov.br/ines_portal_novo/?p=2501 acessado em 14/08/2014 às 18;45min.

Projeto Educar na Diversidade


Este projeto que foi realizado para apoiar o desenvolvimento e avanço de práticas de ensino inclusivas nas escolas das várias regiões do país, através da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação, lançou o Projeto de Formação Docente Educar na Diversidade, no qual o material de mesmo nome está sendo utilizado. O projeto tem como objetivos:
• Desenvolver escolas para TODOS através do desenvolvimento de culturas, políticas e práticas escolares inclusivas a fim de combater a exclusão educacional e social e responder à diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem existentes nas escolas brasileiras,
• Formar e acompanhar docentes de 144 municípios-pólo para o uso de metodologias de ensino inclusivas nas salas de aula das escolas da rede regular de ensino,
• Preparar gestores, equipe de apoio e a comunidade escolar em geral, incluindo os familiares, para apoiar o desenvolvimento docente para a promoção da inclusão escolar,
• Transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para todos, no qual o processo de aprendizagem seja colaborativo, continuo, valorize e responda às diferenças humanas,
• Formar rede de intercâmbio e disseminação de experiências inclusivas bem sucedidas a fim de fomentar o engajamento de novos educadores(as) no processo de transformação do sistema educacional brasileiro.


Projeto Educar na Diversidade, foi desenvolvido nos Países do MERCOSUL”, desenvolvido na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, entre 2000 e 2003. O projeto foi financiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e contou com o assessoramento técnico do Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe, da UNESCO (UNESCO/Santiago, Chile).