sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lipídeos

Lipídeos, lipídios ou lípidos são biomoléculas insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter e clorofórmio. A família de compostos designados por lipídios é muito vasta. A esta família pertence a gordura que quando hidrolisada, nos fornece ácido graxo e álcool. Por ser mais difícil de ser quebrada, o organismo a armazena sob a forma de gordura.
O grupo dos lipídios é composto pelas gorduras, óleos e ceras, além do colesterol, fosfolipídios e as lipoproteínas, eles apresentam algumas características em comum como: a insolubilidade em água, a solubilidade em solventes orgânicos e a capacidade de utilização pelos seres vivos.
A principal característica dos lipídios é o seu papel fundamental como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia.

As gorduras auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas AD, E, K), geram saciedade ao organismo e produzem hormônios. Além disso, os lipídios contêm elementos importantes como pigmentos carotenoides e hormônios.
Outro papel importantíssimo das gorduras é de retardar o tempo de esvaziamento gástrico e de diminuir a motilidade intestinal (funcionamento do intestino), retardando o aparecimento da sensação de fome. Devido a isso quando consumimos algum alimento rico em gordura o tempo que permanecemos sem fome é bem maior em relação aos outros nutrientes.
Existem dois tipos de lipídios:
-Saturados
São todos os produtos que possuem gordura de origem animal (carnes, requeijão, creme de leite, manteiga) ou de origem vegetal sólido (gordura hidrogenada).
-Insaturados
São aqueles considerados mais saudáveis, encontrados em (óleos de milho, canola, soja, girassol).

Pode-se dizer que os lipídios são os nutrientes que contém maior quantidade de calorias por grama (1 grama de lipídios contém 9 calorias) e por isso precisa-se cuidar para não consumir excesso desse nutriente gerando acúmulo de gordura corporal e consequentemente a obesidade.

Veja este vídeo com o Prof. Rubens Oda:


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Janela Soquete: Um carregador solar portátil
A Janela soquete oferece uma maneira elegante de aproveitar a energia solar e usá-lo como uma tomada de corrente

Até agora, temos visto soluções que funcionam como uma bateria solar, mas nada como uma direta plug-in. Simples na sua concepção, a ficha está ligada a qualquer janela (pressão de ar) e faz seu trabalho de forma intuitiva. 

O inferior da unidade absorção transparente consiste de painéis de energia solar, que são carregadas com energia solar, a energia solar fornecida para o carregamento é convertida em energia eléctrica através de um conversor que leva 5-8 horas para ser completamente carregada. Este produto é destinado para que você possa usar a eletricidade livremente e convenientemente em um espaço restrito no uso da eletricidade, como em um avião, um carro. 


Solução Tampão no sangue Humano





A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução.
A seguir temos alguns exemplos de soluções-tampão:


O sangue é vital para o funcionamento do nosso organismo. Uma das funções do sangue arterial é a de transportar o oxigênio (do ar que respiramos) dos pulmões para as células. Percorrendo o caminho inverso, o sangue venoso traz o gás carbônico (liberado pelo metabolismo das células) para os pulmões e, por meio deles, o gás carbônico é eliminado na expiração. Para que as trocas gasosas ocorram normalmente, o sangue deve estar tamponado com pH próximo de 7,4.
A eficácia da solução-tampão pode ser vista no nosso sangue, onde, mesmo com a adição de ácido ou base em pequenas quantidades ao plasma sanguíneo, praticamente não há alteração em seu pH.
Como isso ocorre, sendo que, se adicionarmos ácidos ou bases na água, seu pH muda rapidamente?
O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).