terça-feira, 29 de abril de 2014

Reforço de Matemática, (Aprendendo Brincando!!!!!!)

No pequeno município de Aratuba, situado aproximadamente a 110 Km de distância de Fortaleza conhecido por ser uma cidade calma e pacata, onde eu Gilmar Andrade residente na cidade, no qual realizei uma entrevista com uma professora do município, o intuito da entrevista, foi uma experiência voltada a educação, que a mesma realizou e obteve sucesso nos seus objetivos.
Professora Rita Colares
Matemática é uma matéria que é vista pela maioria dos alunos como um bicho de sete cabeças, e na turma do 4º Ano da Escola Maria Julia, escola situada no centro da cidade de Aratuba, a professora Rita Colares responsável pela turma, observou que a maioria dos seus alunos estavam com muita dificuldade no aprendizado, principalmente na matéria de matemática, os alunos tinham dificuldade nas quatros operações Soma, Subtração, Divisão e Multiplicação. Então a professora, decidiu implantar no seu plano diário de aula jogos didáticos e também realizou reforços com os mesmos, com o intuito de melhorar o desempenho e a aprendizagem dos seus alunos. E logo os jogos foram bem aceitos pelos seus alunos - pois os alunos aprendiam brincando, juntos com seus colega – relatou Rita, um dos jogos trabalhados foi a trilha neste jogo os alunos com o auxílio de dois dados, eles arremessavam e com o resultado da multiplicação dos valores obtidos nos dados, cada jogador avançava as casas com o resultado obtido, entre outros jogos como baralho da multiplicação, a professora mostrou para seu alunos outro modo de aprender e no final do ano de 2013 os alunos através deste trabalho realizado pela professora, não apresentaram dificuldades com a matéria. A professora diante de tal situação recorreu abordar e trabalhar a motivação dos alunos, onde a mesma obteve sucesso e não só ela os alunos da turma do 4º ano. 


Jean Piaget: Acredita que os jogos não são somente forma de distração para as crianças, mas sim meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual. Conclui: “Os métodos de educação das crianças exigem que se forneçam a elas um material conveniente, afim de que jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que sem isso permanecem exteriores à inteligência infantil” (Op.cit. p.158 ).


A professora Rita atualmente não está trabalhado na Escola Maria Julia ela está lotada na Escola Francisco José de Freitas localizada no Sitio Barreiros – Aratuba e dando continuidade no Projeto de Leitura junto com a professora Ireuda Chaves de Assis.

7 comentários:

  1. Muito bom Gilmar! sou professor de matemática e nós percebemos as dificuldades que nossos alunos têm relativo a assuntos básicos. Parabéns para a professora Rita Colares! os jogos é uma ferramenta indispensável para o ensino da matemática.

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  2. Bem interessante a iniciativa da professora Rita, pois a matemática sempre foi um pouco complicada para os alunos e sendo aplicada de uma forma diferente divertida, os alunos passam a se interessarem pelo conteúdo através da atração que estes jogos lhes proporcionam.

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  3. Realmente os jogos são uma ferramenta primordial para a educação, principalmente na disciplina de matemática, que traz muitos desafios e dores de cabeça para alguns alunos. Mais através desta ferramenta os alunos tem um maior apoio para aprenderem.

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  4. Ótima iniciativa da professora, Gilmar! É muito importante familiarizar as crianças com o universo das ciências desde cedo e são pequenas atitudes como esta que podem fazer a diferença, pois, como você mesmo escreveu: a matéria deixa de ser vista como "bicho de sete cabeças".

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  5. A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.

    A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.

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  6. Parabéns a professora Rita! Misturar o estudar com uma atividade lúdica e prazerosa faz com que os alunos aprendam ainda mais e tenham mais vontade aprender coisas novas.

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  7. Excelente trabalho da professora Rita, necessitamos de professores assim que busquem sempre novas técnicas para desenvolver um ensino de qualidade e eficaz.

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