quinta-feira, 17 de abril de 2014

Avaliação do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) nos estudantes Brasileiros... Atualizado!!!!!!!


O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Este artigo que está disponível no link logo abaixo relata o desempenho dos alunos brasileiros, e o resultado não é uns dos melhores, o escritor do artigo Henrique Kugler relata logo no inicio o mal desempenho dos estudantes brasileiros nesta frase.
“Mais uma vez – como que seguindo uma nefasta tradição – o Brasil fracassou. Dos 44 países avaliados, ficamos na 38ª posição. Na lanterna, fica a Colômbia. E no topo figuram os asiáticos: Singapura, Coreia do Sul e Japão.”

O exame foi aplicado no ano de 2012, e ele intencionava avaliar as competências de leitura, matemática e ciências de alunos de 15 anos de 65 países e outro teste realizado com um subgrupo de estudantes por meio de tarefas interativas realizadas em um computador, buscava mensurar o que a OECD – (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) chama de “solução criativa de problemas”. É a esse recorte que se referem os números recém-divulgados.

Site do artigo: Drama Revisitado

3 comentários:

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  2. Gilmar este realmente é um programa muito importante complementando a sua postagem O PISA é uma prova cujo objetivo é avaliar o conhecimento e habilidades de crianças de 15 anos Ela ocorre a cada três anos, é realizada através da cooperação dos países membros e convidados e da OCDE - Economic Co-operation and Development.

    No ano de 2006, mais de 400.000 alunos de 57 países participaram da avaliação, correspondendo a 90% do mundo economicamente significativo. Já foram realizadas outras duas provas: em 2000 cujo foco foi a linguagem, também foram realizadas provas de matemática e ciências. Em 2003, focou-se a matemática e em 2006 o foco foi ciências. Além das provas, são coletados dados sobre as famílias, escolas e o próprio país de origem. Isto possibilita se explicar as diferenças de performance tanto entre países, como entre alunos de um mesmo país.

    As provas não se limitam a múltiplas escolhas. na verdade foram destacados especialistas de todo o mundo para formularem essas provas de forma que realmente se tenha condição de avaliar o conhecimento e a habilidade implícita na obtenção e utilização desse conhecimento. As provas evitam perguntas que impliquem em respostas decoradas. É preciso pensar, analisar, extrapolar, enfim compreender para responder.

    http://helenyfalando.blogspot.com.br/2010/04/entendendo-o-pisa-educacao.html

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  3. Podemos nós esquecer que e Educação no Brasil, era direito de poucos, somente a partir dos anos de 1996, com a aprovação da segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e de medidas que vieram a instituir o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi aprovado o FUNDEB, com vigência a partir de 1º de Janeiro de 2007. Somos uma criança em termos de democratização do ensino em termos de Valorização do Magistério, bem como ao acesso dos brasileiros as escolas brasileiras.

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