terça-feira, 29 de abril de 2014

(Pro Dia Nascer Feliz) Resenha

O propósito factual desse documentário não é somente relatar as fortes diferenças existentes entre as escolas e os sistemas de ensino do país, mas demonstrar que o sistema educacional brasileiro é grave quando os problemas trazidos à cena são de origem do próprio sistema.
O do documentário dirigido por João Jardim “Pro dia nascer Feliz”, onde aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional, seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas e privadas e a relação do adolescente com a escola focando a desigualdade social e a banalização da violência.
De fato, o documentário mostra o cotidiano escolar de uma região extremamente pobre em Pernambuco, outra precarizada no Rio de Janeiro, umas em situação de barbárie em São Paulo, uma em estado razoável em Itaquaquecetuba (SP). Há uma nítida opção pelo aluno, mostrando jovens pressionados em busca de resultados, outros abandonados física e afetivamente pelos pais, submetidos a um conflito de gerações com os professores, abandonados por uma escola que muitas vezes nem aula tem. Mostra que há angústias comuns entre os jovens de todas as classes, mas um abismo social que os separa. Na parte final do documentário, é citada outra cidade de São Paulo e é relatada por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência entre os mesmos.
Há algum tempo, já se percebe o esgotamento no modelo de educação vigente, é nesse vazio de ideais que acompanha uma crise de paradigma, sendo iminente um rompimento com o modelo fragilizado da educação onde as exigências dos desafios contemporâneos delineiam novas matizes. É necessário enfrentar os indicadores não com soluções paliativas e compensatórias, tampouco responsabilizar e culpar este ou aquele sujeito que recheia através de um silêncio criminoso o fracasso escolar impedindo as crianças e adolescentes negros, pobres e diferentes do direito de aprender. As cenas do documentário sucessivamente demarcam esse quadro comum entre as escolas da periferia, cujas narrativas de alunos e demais agentes naturalizam as expressões de descaso e menos valia do sistema escolarizado.


Endereço do Documentário completo: Pro Dia Nascer Feliz

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