Os jogos didáticos no Ensino de
Biologia
Analisando as dificuldades
encontradas em ministrar alguns conteúdos de Biologia em sala de aula, a
utilização de jogos didáticos como uma ferramenta lúdica, torna-se uma
alternativa acessível e interessante para o auxílio do professor em sala de
aula.
Os materiais didáticos são
ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo
didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar
em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno (CAMPOS,
BORTOLOTO e FELÍCIO, 2003). Por meio do
jogo didático, o ato de educar pode tomar rumos que abranja a imaginação, a
curiosidade e a própria aprendizagem de maneira alegre e eficaz. O jogo, quando
bem elaborado, proporciona não só ao aluno a capacidade de interação com o
conteúdo a ele transmitido, mas também desenvolve habilidades quanto à cognição
(desenvolvimento da inteligência e da personalidade), a afeição
(desenvolvimento da sensibilidade e da estima), a socialização (simulação de
vida em grupo), a motivação (envolvimento da ação, e mobilização da
curiosidade) e a criatividade (MIRANDA, 2001; CONTIN e FERREIRA, 2008).
Alunos da 1ª série do Ensino Médio
desenvolvem o Jogo da Célula para se familiarizarem com os conceitos e
nomenclaturas biológicas
Sob a orientação da professora
Silva Mesquita, de Biologia, os alunos da primeira série do Ensino Médio do
Colégio Santa Maria tiveram um desafio para lá de divertido em junho e julho.
Em grupos, criaram jogos didáticos para propiciar, de forma lúdica, a
assimilação dos conteúdos estudados sobre citologia.
“Um dos maiores desafios do Ensino
de Biologia é despertar o interesse dos alunos pela nomenclatura científica.
Por se tratar de conceitos e nomeações incomuns no dia-a-dia, os alunos tendem
a ficarem desestimulados pelo estudo ou, simplesmente, decorá-lo. Com o intuito
de tornar os estudos da célula, de suas estruturas e de seu funcionamento mais
interessantes, desenvolvemos o Jogo da Célula. Um projeto educacional e
divertido”, explica a professora Silvana Mesquita.
O trabalho foi organizado em quatro
fases. Primeiro, os alunos estudaram a parte teórica e prática da morfologia e
da fisiologia celular. Em seguida, realizaram os jogos didáticos em sala de
aula com temas diversos, com o objetivo de entender as ideias centrais do
funcionamento dos jogos e também de despertar a criatividade de cada aluno. A
terceira fase foi separar os grupos para a realização da montagem dos jogos. A
última etapa foi entregar do trabalho e a socialização dos jogos com a turma.
Os jogos precisavam ter caixas criativas, com todas as regras e todas as peças
necessárias para a realização da atividade.
Os alunos da 1ª série A aprovaram o
trabalho e a brincadeira. “Através dos jogos, pudemos aprender mais sobre a
matéria de forma dinâmica e divertida”, alegra-se Stephany Soares. “Brincando,
conseguimos aprender mais rápido e com mais eficiência”, diz Lincoln Lima. “Com
os jogos, fixei melhor os nomes e as estruturas da célula”, completa José. O
colega, Ayrton também gostou do trabalho: “Fixamos a matéria sem decoreba”.
“Para fazermos as questões dos jogos, tivemos de pesquisar e estudar. Desta
forma, aprendemos muito”, destaca Marcela.
Os materiais didáticos são meios
fundamentais e necessários para o processo de ensino e aprendizagem e os jogos
didáticos tornam-se uma alternativa lúdica para auxiliar neste processo. Deste
modo, este trabalho visou a confecção, aplicação e análise de um jogo didático
que auxilie na compreensão e aprendizagem da matéria de biologia.
Referências:
sites
http://www.colegiosantamaria.com.br/noticias/ver-destaque.asp?destaque_id=211 data da pesquisa 10 de outubro de 2013 às 18:35h.
http://www.congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1551/1077 data de pesquisa 10 de outubro de 2013 às 13:30h.
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/viewFile/7834/4941.. data de pesquisa 09 de outubro de 2013 às 17:47h.
Interessante essa forma de aprendizado. Muito chamativo. È um convite ao aprendizado.
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