quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ACABE COM AS DÚVIDAS SOBRE OVULAÇÃO

Processo de ovulação
A ovulação é um daqueles belos mistérios do organismo feminino, que se não deixam as mulheres de cabelo em pé, pelo menos colocam pulgas atrás da orelha. Período fértil, sintomas variados, ovários policísticos, pílula, hormônios, tudo tem a ver com a esse processo complexo do corpo da mulher.

A obstetra e ginecologista Lilian Gusmão Ribeiro Cocco, do Hospital São Luiz, de São Paulo, explica que o processo de ovulação se inicia alguns dias antes da menstruação. "Folículos do ovário começam a sofrer influência de hormônios produzidos na hipófise, como o FSH ou o LH e, com isso, começam a crescer", detalha. "A ovulação, em si, acontece entre 16h e 24h após o pico do LH, que é luteinizante", explica. É esse hormônio que estimula alguns dos folículos que se desenvolvem em óvulos maduros. Um deles se desenvolve no folículo dominante, que liberta um óvulo maduro, enquanto os restantes se desintegram.

Como a ovulação pode ocorrer dentro de um período variável, fica difícil definir exatamente o dia certinho em que ela vai acontecer. "Isso depende do tamanho do ciclo menstrual. Se for de 28 dias, pode ser mesmo no 14º. O certo apenas é que ovulação acontece 14 dias antes da próxima menstruação. Se o ciclo da mulher for maior, pode acontecer no 16º dia, por exemplo".
Carolina Ynterian, bioquímica, especialista em biologia molecular, conta que existem alguns métodos para ajudar a descobrir a data da ovulação, que na verdade são técnicas para determinar a concentração de determinado hormônio. "Existem autotestes que detectam o pico do LH através de uma reação de antígeno-anticorpo em amostras de urina", conta. "A verificação da temperatura também é útil. No pico de fertilidade, muitas mulheres têm aumento de até 0,5C na temperatura corporal".

O corpo da mulher também envia sinais de que a ovulação está acontecendo. "Muitas relatam que se sentem mais sensuais e com maior libido no período de ovulação, assim como podem também sentir o aumento da temperatura, entre outros aspectos físicos", diz Carolina. Lilian explica que, na verdade, os sintomas são relativos à produção de estrogênio, que tem sua produção aumentada perto do período fértil. "A mulher se sente mais úmida, percebe aquele muco cervical e tem sim aumento na libido", completa a médica.
O ciclo da mulher pode mudar por conta de medicamentos, alimentos ou até estresse e ansiedade. "As causas orgânicas mais comuns para alteração são problemas de tiróide, doença hepática ou renais, além de causas externas. Até mudanças no clima ou uma viagem por alterar o ciclo feminino".
Vídeo relacionado:

Um comentário:

  1. Muito interessante, o texto obre a ovulação esta bastante claro. Esta de parabéns..

    ResponderExcluir