sexta-feira, 15 de agosto de 2014

XIII Congresso Internacional XIX Seminário Nacional do INES


Dos primeiros espaços organizados para surdos no século XVIII aos dias de hoje, temos registrados inúmeros Institutos criados para instruí-los, dar-lhes uma profissão e desenvolver linguagem escrita, de sinais e oral.

      No século XIX contávamos com quase quatrocentas instituições nos cinco continentes. Inúmeros pensadores sentiram-se desafiados a pensar sobre educação de surdos, deixando registros primorosos de suas reflexões. Santo Agostinho, Dennis Diderot, J.J.Rousseau, Condilac, e outros tantos inundaram o campo com suas ideias alimentando práticas pedagógicas distintas. Muitos desses Institutos foram fechados outros tantos permaneceram funcionando. No século XIX, principalmente, realizavam Congressos em curtos espaços de tempo de modo que pudessem discutir práticas pedagógicas e outras matérias de interesse da educação de surdos. Finda a fase de debates buscavam orientação comum para os Institutos.

      O Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, fundado em 1856 com a denominação "Collegio Nacional para Surdos-Mudos de Ambos os Sexos", integrado historicamente a esta rede de instituições, e que permaneceu aberto em toda a sua trajetória de 157 anos, apresenta, este ano de 2014, em seu Congresso Internacional, algumas Instituições de Educação de Surdos que permaneceram em funcionamento.

      Teremos oportunidade de conhecer aspectos de suas trajetórias históricas e como estão hoje frente aos desafios da educação bilíngue. Destacamos dentre as que estarão presentes, a mais antiga de todas, que é a da França, fundada em 1791.

      Solange Maria da Rocha

      Diretora Geral do INES
Site para mais informações: http://portalines.ines.gov.br/ines_portal_novo/?p=2501 acessado em 14/08/2014 às 18;45min.

Um comentário:

  1. Muito interessante Gilmar relembrar a trajetória da educação dos surdos ,a qual contou com diversos pensadores que desenvolveram metodologias distintas para suprir determinadas necessidades que os surdos enfrentavam para aprender .

    ResponderExcluir